Pesquisar este blog

21 de novembro de 2012

Roteiro Paris: Andando a pé


Eu gosto tanto de Paris que já fui 5 vezes por lá! E com certeza voltarei outras, já que agora estudo francês e um dos meus sonhos de consumo é passar um tempinho (um mês de férias quem sabe...) estudando!

Já fui em várias épocas do ano, mas a que mais gosto é na primavera! As pessoas estão mais felizes com o aumento da temperatura, quase não faz frio (cuidado que o tempo às vezes engana) e as árvores estão ficando floridas. 

Estive recentemente, no final de Maio, com minha irmã e como era a primeira vez dela na cidade fiz um roteiro para não deixarmos de ver nada! O tempo estava meio fechado e até fez um friozinho, mas aproveitamos mesmo assim!

Gosto de andar de um lugar para o outro, sempre acho que essa é a melhor forma de conhecer a cidade, e acho que Paris foi feita para isso! Apesar da cidade ser muito grande, os principais pontos de interesse são relativamente próximos e eventualmente pegamos o metro. Por isso acho importante investir num hotel bem localizado, você vai acabar economizando em transporte e tendo mais tempo para chegar nos lugares legais.

Montei algumas sugestões de roteiros que pode ajudar quem vai pela primeira vez na cidade e aproveitar a proximidade entre os lugares

Roteiro 1: George Pompidou - Prefeitura - Notre Dame - Saint German - Jardin du Luxembourg


Ficamos hospedadas próximo do George Pompidou e começamos nosso passeio andando até lá. Fiz um post sobre a hospedagem com mais detalhes. Dessa vez não entrei no museu (gosto bastante das obras modernas), mas gosto da arquitetura moderna do prédio. Vale a pena conferir as exposições disponíveis quando estiver na cidade! Do lado do museu tem uma área com várias esculturas, muito descoladas e coloridas! 



Logo ali fica o prédio da prefeitura (Hotel de Ville) que é bem imponente. Dessa vez tinham montado na frente uma arena para as pessoas assistirem os jogos de Roland Garros e nem com a mega estrutura que tinha em volta fez o prédio perder o charme.



Andando mais um pouco você encontra a Notre Dame logo do outro lado da ponte e vale a pena ir conhecê-la. Amo essa igreja! Acho ela linda e tem um charme todo especial! Adoro ficar olhando aquelas gárgulas que fazem caretas! Vale a pena dar uma volta e ver a estrutura da parte de tras também. O coreto e o parque parecem de uma cidade pequena. Não tirei fotos durante o dia e por isso coloquei essa que tirei a noite, olha que lua linda!


Atravessando mais uma ponte você chega em Saint Germain, um lugar bem agradável onde fica a Sorbone, vários bons restaurantes, crepes na rua e o Jardin du Luxembourg. Esse jardim é lindo! Agradável para ficar sentada vendo o tempo passar, descansando ou até fazer um pic nic no final do dia! No fim de semana ele está sempre cheio (quando o tempo está bom!). 


Roteiro 2: Louvre - Jardin du du Tuleries - Praça da Concordia - Igreja Madeleine 


Começar o dia no Louvre pode ser uma boa, já que o museu é enorme e você precisa estar bem descansada para aproveitar bastante (e ter paciência para brigar por um lugar para ver a Monalisa). Aprendi ao longo da vida que não adianta querer ver tudo que eu só me canso e acabo sem aproveitar, então normalmente pego o mapa do museu e escolho os setores ou temas que tenho interesse para poder começar por eles. Assim tenho certeza que vou ver o que gosto. Algumas vezes arrisco a conhecer algo novo, o que também gosto mas tudo depende do tempo que tenho e a minha disposição de passar horas dentro de um museu.

Saindo do Louvre, vale a pena sair caminhando no sentido do Arco do Carrossel e entrar no Jardin du Tulleries. Acho ele bem a cara de Paris e sempre me sinto meio local por lá, por mais que seja cheio de turistas...rs 
Vá andando até o final do jardim, que você chegará na Praça da Concordia, mais um cartão postal de Paris. 



Bem próximo está a igreja de Madeleine que é bem grande e chama atenção pela localização bem no meio da rua, o que dá ainda mais destaque para ela.


Logo ali perto tem uma Ladurée, a famosa loja dos macarrons (são caros mas deliciosos!) e também tem uma Fachon, outra doceria chique da cidade , que acabei sem provar (ficará para a próxima com certeza!). 

Como esse post está ficando muito grande vou dividir as dicas em outros posts, ok? Já viram que me empolgo mesmo falando de Paris....rs

Espero que gostem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário